Relatório Preparo de Meios de cultura
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE SANEAMENTO
PREPARO DE MEIOS DE CULTURA
Ministrando: Drª. Kátia Saavedra
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária
Disciplina: Microbiologia
Alunas:
Cássia Braga,
Denise Leles,
Erika Valente,
Karolina Pires,
Nayara Valéria e
Nayhara Vargas
Goiânia, Setembro de 2013
INTRODUÇÃO Meios de cultura são definidos como um conjunto de substâncias utilizadas para promover o crescimento de microrganismos fora de seu habitat natural, ou seja, em laboratórios. Devido à grande diversidade de microrganismos, existem inúmeros tipos de meios de cultura. Para que haja sucesso no desenvolvimento de microrganismos em laboratório, não só a questão nutricional deve ser levada em conta, mas também deve-se atentar para as condições ambientais, como: pH, pressão osmótica, umidade, temperatura e condições atmosféricas. Os meios de cultura podem ser classificados de diversas maneiras:
Quanto ao estado físico:
Sólidos
Semi-sólidos
Líquidos
Quanto à procedência dos constituintes:
Naturais ou complexos
Artificiais, sintéticos ou quimicamente definidos
Quanto à composição química:
Básicos
Especiais
O meio de cultura utilizado no experimento em questão é o “Agar Nutriente” (composição: Nutrient Agar), considerado como um meio simples, de fácil preparação e barato. Esse tipo de Agar é bastante usado em laboratórios de Microbiologia, em análises de água e alimento, por exemplo, e em conservação e manutenção de culturas à temperatura ambiente, garantindo a viabilidade dos microrganismos.
MATERIAIS E MÉTODOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
QUESTÕES
3. Qual é a constituição do ágar? Qual é a finalidade de sua incorporação nos meios de cultura?
O ágar constitui-se em uma mistura heterogênea de dois polissacarídeos: agarose e agaropectina. O ágar é incorporado para culturas sólidas de bactérias. É especialmente útil por manter-se sólido em temperaturas comumente empregadas para