Desenvolvimento Local e Global
Uma vida digna a cada cidadão significa, em primeiro lugar, o acesso aos direitos civis, à educação de qualidade e a oportunidades de trabalho e renda.
A experiência em diversos territórios no Brasil e no mundo demonstram que essas conquistas não ocorrem a curto prazo. Elas são construídas no âmbito de um amplo processo de melhoria contínua da qualidade de vida de um território por seu moradores.
Esse processo de mudanças é também conhecido como Desenvolvimento Local, um conceito que vem sendo amplamente utilizado por governos, pelo terceiro setor e no meio acadêmico.
Promover o Desenvolvimento Local significa implementar ações em territórios ou microregiões que permitam a ativa participação do cidadão, o efetivo controle social sobre a gestão pública através do fortalecimento da sociedade civil e o empoderamento de grupos sociais antes marginalizados nas esferas de tomada de decisão.
Por promover a inclusão social e fortalecer a democracia, o Desenvolvimento Local é considerado um importante meio de combater a pobreza.
Na prática, o conceito leva a campo cinco dimensões: a inclusão social; o fortalecimento e a diversificação da economia local; a inovação na gestão pública; a proteção ambiental e o uso racional de recursos naturais; e a mobilização social.
A vulnerabilidade econômica, social e política que afeta um grande número de famílias em nosso país não tem origem em fenômenos naturais, religiosos ou no destino. A situação de pobreza é produzida ao longo de nossa história através de mecanismos sociais que privam as famílias de oportunidades para melhorar sua qualidade de vida.
Uma das mais graves situações de pobreza acontece quando os pais não têm condições de oferecer uma vida melhor que a sua aos seus filhos, e estes se mantêm presos ao ciclo intergeracional de reprodução de pobreza.
Duas causas estruturais mantêm grande parte da população nessa situação: a falta de acesso à educação pública de qualidade ao