etica
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ALÉM DA GLOBALIZAÇÃO
Modelando uma Economia Global Sustentável
(Hazel Henderson)
Mariana Pacheco
Marina Borsato
Meirilene
Murilo Camargo
Juliane Maraviglia
Ligia Tiritan
Pedro Chaves
NE 8
Introdução
No novo século o debate sobre a globalização passou a ser bem mais amplo e passou-se discutir sobre o futuro da família humana em um planeta ameaçado. É em Porto Alegre, sede do Fórum Social Mundial, que se reúnem líderes de todo o mundo para reexaminarem formas de globalização mais humanas e favoráveis a ecologia, e sustentáveis.
Com a globalização existe um número cada vez maior de organizações cívicas que trabalham em prol dos direitos humanos, justiça social, reforma agraria, igualdade entre os seres humanos, apoio a desenvolvimento local e desenvolvimento econômico interno e com isso são criados comunidades e modos de vida ecologicamente sustentáveis.
Em Davos, local sede do Fórum Econômico Mundial, os lideres dizem que somente com o crescimento econômico do “Consenso de Washington” pode levar ao desenvolvimento equitativo e ecologicamente sustentável, o que irá gerar saúde, educação, redução da pobreza e melhora do meio ambiente.
O que o livro irá mostrar são os diversos paradigmas da economia e do desenvolvimento que podem levar a exposição de diversos caminhos alternativos para o futuro comum à humanidade. A autora do livro diz que a batalha dela para quebra dos paradigmas iniciou nos anos 60, quando fundou um grupo na cidade de Nova York, chamado “Cidadãos pelo Ar Puro” e que persuadiu os veículos da mídia e o governo da cidade a divulgarem um índice diário de poluição em todas as previsões do tempo. Grupo esse que era formado por jovens mães preocupadas com a saúde de seus filhos e por consequência com os gases tóxicos que emanavam na cidade, lixo, poluição auditiva, crises de alergias respiratórias, entre outros.
A proposta