leucemia
Como a LLA pode ser diagnosticada?
Para diagnosticar a doença, as células sanguíneas e da medula óssea devem ser verificadas. O exame por coloração das células sanguíneas e sua visualização por meio de um microscópio (citologia), normalmente irá mostrar a presença de linfoblastos. Isso será confirmado com o mielograma (punção da medula óssea), que quase sempre mostra células leucêmicas (blastos).
As células sanguíneas e/ou da medula óssea também são utilizadas para determinar o sub-tipo de leucemia com a realização do exame citogenético (ou cariótipo) e de imunofenotipagem.
Como a LLA pode ser classificada?
A leucemia linfóide aguda pode se desenvolver a partir de linfócitos primitivos que estejam em vários estágios de desenvolvimento, sendo os principais subtipos descobertos por exames realizados nos linfoblastos leucêmicos (isto é, nas células doentes), tais como:
Imunofenótipos (imunofenotipagem) - fenótipos são as características físicas das células. Os subtipos principais são T e B, assim chamados porque suas células apresentam características semelhantes a dos linfócitos T ou B normais. Uma vez que essas características são determinadas, o termo utilizado pode ser leucemia