O Início da globalização
União Soviética.
Com os mercados internos já desgastados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países “recém-saídos” do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para diminuir os preços e também para estabelecerem contatos comerciais de forma rápida e eficaz. A utilização da Internet, das redes de computadores e dos meios de comunicação via satélite, surgem como meios facilitadores da globalização.
Uma característica importante da globalização é a busca pela diminuição de custos do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidas, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Países pertencentes a grandes blocos econômicos como Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul (Os Tigres Asiáticos) são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990.
Como resultado, conseguiram diminuir os custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.
(escrito por Christian Vital)