relatorio de bacteriologia clinica - meio de cultura
Relatório de Bacteriologia Clínica
Prática 01: Preparação de um meio de cultura
Prof.: Iremar Azevedo
Período: 8º
Fevereiro/2013
Introdução
O material nutriente preparado no laboratório para o crescimento de microrganismos é denominado meio de cultura. Algumas bactérias podem crescer normalmente em qualquer meio de cultura, outras necessitam de meios especiais e existem aquelas que não capazes de crescer em nenhum meio de cultura já desenvolvido. No caso de desejarmos o crescimento de uma cultura de um certo microrganismo, talvez um microrganismo de uma amostra clínica em particular, que critérios deverão ser considerados para o meio de cultura? Em primeiro lugar, deverá conter os nutrientes corretos para que o microrganismo de interesse possa crescer. O meio deverá ser inicialmente ser estéril e dessa forma conterá somente os microrganismos e sua geração que foram adicionados ao meio. Finalmente a cultura deverá ser incubada na temperatura adequada para seu crescimento.
Objetivo
Oferecer aos alunos o conhecimento necessário à preparação de placas com meio de cultura observando as propriedades estéreis necessárias, de forma a poderem utilizar este conhecimento, quando se encontrarem em localidades onde estas placas prontas com meio não estiverem à disposição.
Data e Local
Data: 28 de fevereiro de 2013. Local: Laboratório III, FABA. Presentes: Professor Iremar e Alunos de farmácia.
Material Utilizado
Meio desidratado Potato Dextrose Agar, balança eletrônica, papel para pesagem de pós, balão volumétrico 500 mL, Proveta 500 mL, espátula de aço, manta de aquecimento, bastão de vidro, placa de petri vazia e esterilizada, bico de Bunsen, água.
Procedimento
Após uma pequena introdução sobre as vantagens atuais relativas à compra de placas de petri