Relatorios
Curso Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar
Nome: Juliana Rocha nº 02
Disciplina: Microbiologia
Formadora: Isabel Martins
Introdução
Esta actividade tem como objectivo introduzir artificialmente microrganismos num meio específico, estudar o comportamento das bactérias introduzidas artificialmente num meio ambiente apropriado, nomeadamente, a sua capacidade de, por multiplicação, originarem colónias de bactérias e também tem como objetivo perceber a necessidade de guardar bem os alimentos para que eles não se contaminem.
As bactérias são microrganismos unicelulares, não tem núcleo definido, o material genético encontra-se espalhado pelo citoplasma, e algumas dessas bactérias causam doenças. Elas são abundantes no ar, no solo e na água, e na sua maioria inofensivas para o ser humano, sendo algumas até benéficas. O seu tamanho pode variar entre 0,2 a 5,0 micrómetros, por isso é que só se podem ser visíveis ao microscópio.
Para se poder realizar uma cultura bacteriana, precisamos de um meio de cultura. O meio de cultura é uma substancia liquida ou sólida, simples ou complexa, que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação de microrganismos.
Nesta experiencia foi utilizado o método de esterilização. Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes ,por exempo : vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um aceitável nível de segurança. O processo de esterilização pode ser físico, químico, físico- químico .
Fatores que influenciam o crescimento microbiano: * Temperatura * Tipo de microrganismo * Fase de crescimento * Ambiente
Métodos de Esterilização Métodos Físicos * Calor
* Filtração
* Radiação
Húmido
Seco
Não - ionizante
Ionizante
Métodos físicos – Calor
Não inactiva esporos e alguns vírus.
* Calor húmido
* Fervura (100ºC, 10min) * Material cirúrgico,