LAVAGEM E DESINFECÇAO
A microbiologia é definida como a biologia dos organismos microscópicos que relaciona os organismos “invisíveis a olho nu”, pelo seu tamanho, com as principais doenças infecciosas do homem e de seus animais domésticos.
Os microrganismos são encontrados em todos os ambientes, incluindo solo, ar, água e participam de todas as funções vitais.
Previamente vamos dera, 8 de agosto de 2013
Tamanho do texto: A A
É necessário realizar uma esterilização frequentemente
É necessário realizar uma esterilização frequentemente
Esterilização
A esterilização é o processo de eliminação completa de todas as formas vivas de um material ou ambiente. Por meio da esterilização dos meios de cultura e do instrumental usado nos trabalhos, o isolamento e a manutenção das culturas puras de microrganismos se tornaram possíveis.
A esterilização pode ser feita por diferentes processos que empregam métodos físicos e métodos químicos. Normalmente são utilizadas embalagens para acondicionar os materiais durante a esterilização para evitar contaminação posterior.
A eficácia da esterilização é monitorada pelo emprego de indicadores. A maioria dos protocolos requer treinamento especial para adequada preparação dos instrumentos com remoção de toda matéria orgânica, o correto preenchimento da câmara e operação do ciclo de esterilização dentro dos parâmetros definidos.
Os métodos mais utilizados são: calor úmido, que provoca a inativação ou coagulação das proteínas dos microrganismos (autoclavagem) e o calor seco, que provoca a eliminação dos microrganismos pela oxidação e queima das proteínas (forno de Pasteur e chama).
Em microbiologia a autoclavagem é utilizada na esterilização de material usado na preparação do meio de cultura e esterilização em geral. O vapor d’água sob pressão e uma temperatura superior a 100ºC destroem os microrganismos e seus esporos, quando produzidos, em um curto espaço de tempo.
Tanto o forno de Pasteur como as