LAVAGEM E DESINFECCAO DAS MAOS
DESINFECÇÃO DAS
MÃOS
Enfermeira
Cíntia Costa Arruda de
Oliveira
LAVAGEM E
DESINFECÇÃO DAS MÃOS
As mãos são o principal veículo de transmissão dos microrganismos de um indivíduo para outro. Assim sendo, a lavagem das mãos é a principal medida de controle da infecção nosocomial.
LAVAGEM E
DESINFECÇÃO DAS MÃOS
A pele das mãos tem dois tipos de flora microbiana:
I - Flora transitória
II - Flora residente
LAVAGEM E
DESINFECÇÃO DAS MÃOS
A flora transitória fica localizada na superfície da pele e é formada por microrganismos que adquirimos no contacto com o ambiente quer seja animado ou inanimado.
Qualquer tipo de microrganismo pode ser encontrado transitoriamente nas mãos, apesar de ser mais comum encontrar : bacilos Gram negativo (p.ex. Escherichia coli e
Pseudomonas)
cocos Gram positivo (p.ex. Staphylococcus) – os agentes bacterianos mais frequentemente causadores de infecção hospitalar. Têm um curto tempo de sobrevivência, um elevado potencial patogénico e são facilmente transmitidos por contacto. A lavagem das mãos com sabão simples removeos com facilidade.
LAVAGEM E
DESINFECÇÃO DAS
MÃOS
A flora residente existe normalmente na
epiderme onde se multiplica, tendo funções importantes de prevenção da colonização com a flora transitória. Aquela flora é constituída principalmente por bacilos e cocos Gram positivo e anaeróbios. Raramente causa doença a não ser quando introduzida traumaticamente nos tecidos ultrapassando as barreiras naturais, pelo que tem pouco significado nos procedimentos clínicos de rotina. Estes microrganismos não são facilmente removidos pela acção mecânica da lavagem das mãos sendo necessário recorrer à acção química de um anti-séptico associado ou não ao agente de lavagem. LAVAGEM E
DESINFECÇÃO DAS MÃOS
1. Lavagem das mãos
É a remoção da sujidade e da maior parte da flora transitória das mãos reduzindo-a a níveis baixos que não constituam risco de transmissão.
LAVAGEM E
DESINFECÇÃO DAS MÃOS
Quando se devem