Biologia-Primeira Parte
Define-se Biosfera como a camada superior da superfície terrestre capaz de suportar vida. Assim a biosfera é um sistema terrestre que inclui toda a vida na terra.
A unidade fundamental da vida é a célula. Estas podem surgir na natureza de forma isolada ( Seres unicelulares ) ou associadas entre si ( Seres pluricelulares ).
Os sistemas biológicos estão organizados de forma hierárquica. Nos seres pluricelulares, as células idênticas organizam-se formando tecidos. Estes organizam-se formando órgãos que por sua vez dão origem a sistemas de órgãos. Um conjunto de sistemas de órgão dá origem a um Organismo.
Ao conjunto de organismos idênticos que se cruzam entre si e são capazes de gerar descendentes férteis dizem-se pertencentes à mesma espécie.
Um conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam uma determinada região geográfica constituem uma população.
Ao conjunto de indivíduos de espécies diferentes que habitam a mesma área geográfica e estabelecem relações entre si dá-se o nome de comunidade abiótica.
O conjunto da comunidade abiótica, do ambiente físico e químico e as relações que estabelecem entre si um sistema ecológico ou um ecossistema.
Os seres vivos de um ecossistema estabelecem, entre si, relações tróficas que envolvem transferência de matéria e energia. Estas relações tróficas constituem cadeias alimentares que se relacionam entre si e dão origem a teias alimentares ou redes tróficas.
Numa rede trófica podem ser consideradas três categorias de acordo com a estratégia de cada espécie para a obtenção de alimento:
Produtores (Seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, utilizando para isso, uma fonte de energia externa -> Seres Autotróficos)
Consumidores (Seres vivos incapazes de elaborar matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos – Seres Heterotróficos – alimentando-se, directa ou indirectamente da matéria elaborada pelos produtores.
Decompositores (Seres vivos que obtêm matéria orgânica a