tipos de linguagem
É o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.
Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar.
A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.).
Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal.
A linguagem corporal é um tipo de linguagem não-verbal, pois determinados movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenções.
Dentro dessa categoria existe a linguagem gestual, um sistema de gestos e movimentos cujo significado se fixa por convenção, e é usada na comunicação de pessoas com deficiências na fala e/ou audição.
Linguagem mista é o uso da linguagem verbal e não-verbal ao mesmo tempo. Por exemplo, uma história em quadrinhos integra, simultaneamente, imagens, símbolos e diálogos.
Dependendo do contexto social em que a linguagem é produzida, o falante pode usar a linguagem formal ou informal.
Linguagem de Mikhail Bakhtin
Para entender melhor, podemos fazer uma comparação do seu pensamento com o de Ferdinand de Saussure, fundador da lingüística tradicional.
Primeiro Ferdinand admite que a linguagem é diferente da língua, que ele define como o objeto de estudo da lingüística.
A língua é apenas uma parte da linguagem, que ele admite ser muito mais ampla que a primeira. Logo, a lingüística não tem como objeto de estudo a linguagem humana, mas uma parte dela.
Por outro lado, Saussure diz que a língua é apenas um instrumento que possibilita o exercício da linguagem pelos indivíduos
Para ele, a linguística não foi construída para entender a linguagem humana, e sim seu instrumental técnico, a língua.
Para Saussure, além da linguagem