Linguagem e tipos de linguagem
A linguagem – um processo de interação humana – torna possíveis as relações cotidianas entre os membros de uma sociedade. No decorrer da
História, o ser humano criou várias linguagens, com o objetivo de narrar histórias, expressar sentimentos, emitir opiniões, descrever seres e ambientes, dar ou receber instruções, apresentar argumentos etc.
Dependendo do código utilizado pelo homem, a linguagem pode ser:
a)
Linguagem verbal: aquela que utiliza palavras escritas ou faladas
(signos linguísticos). Está presente no diálogo entre pessoas, nos livros, no rádio, nos jornais etc.
b)
Linguagem não-verbal: aquela que utiliza outros signos que não os linguísticos. Pode haver o uso de gestos, cores, símbolos etc. Está presente nas placas de trânsito, no vestuário, na fotografia, na escultura, na música
(somente tocada) etc.
c)
Linguagem integrada: aquela que utiliza, simultaneamente, a linguagem verbal e a linguagem não-verbal. Veicula múltiplas mensagens.
Está presente nas histórias em quadrinhos, nas peças de teatro, nos livros de Literatura Infantil e Juvenil, na televisão, no cinema etc.
A língua é um tipo de linguagem, a única, que emprega palavras. Os linguistas definem língua como um sistema de signos convencionais, o qual possibilita a comunicação entre os membros de uma sociedade. É heterogênea e variável.
Para se conhecer uma língua, não basta apenas conhecer o vocabulário; é preciso também ter domínio de suas leis combinatórias.
Por exemplo: na construção “Você teatro ao ir quer?”, é possível até se reconhecer o significado de cada vocábulo, porém, a frase não tem uma significação, já que não foram respeitadas as leis de combinação das palavras. Caso elas sejam combinadas da maneira colocada a seguir: “Você quer ir ao teatro?” – a mensagem passa a ser inteligível.
Língua oral e língua escrita.
A língua apresenta-se sob duas modalidades: oral e escrita. Cada uma delas possui regras e características