bender
Os testes psicométricos, os quais já estamos estudando faz algum tempo, se dedica ao estudo e elaboração dos testes de avaliação psicológica e focalizam principalmente em aptidões, tem uma medida objetiva e também padronizada de um padrão de comportamento que se refere as aptidões de cada pessoa, a capacidade mental de cada uma. Esses testes são utilizados como uma medida de competência e desempenho do indivíduo e se fundamentam em amostras estatísticas de comparação, por isso então, a necessidade de serem aplicados sob condições padronizadas para todos. Fundamenta – se no conjunto de técnicas utilizadas para mensurar de forma adequada e experimentalmente, um conjunto de comportamentos que deseja analisar no individuo, com a finalidade de prever o seu comportamento em determinadas formas de trabalho. Esses resultados dos testes são comparados com padrões de resultados em amostras representativas para obter resultados em percentil, permite comparações com amostras normais ou padrões, por isso também se utilizam números, escalas e tabelas, que pontuam os escores para classificação e comparação dos sujeitos que estão realizando os testes. Essas técnicas psicométricas são parte das técnicas utilizadas no psicodiagnóstico.
O psicodiagnóstico é o conjunto de informações que o psicólogo obtém com o paciente, com ou sem a utilização dos testes, que serve para descrever e compreender melhor o problema e a queixa que é apresentada pelo paciente, com o objetivo de ajudar em alguma duvida ou dificuldade no tratamento do mesmo, utilizando de entrevistas, a anamnese e aplicação dos testes.
Entre esses testes psicométricos, de avaliação psicológica, temos o teste Gestáltico Visomotor de Bender, o sistema de pontuação objetiva a maturidade percepto – motora, de avaliação perceto – motora, através da distorção da forma, de desenhos. No sentido de que por meio da reprodução de desenhos, pode-se estabelecer o nível de maturação da função visomotora Gestáltica, o