Tipos de linguagem: Gírias
Título: As gírias utilizadas por adolescentes institucionalizados que cumprem medidas socioeducativas.
Introdução:
Linguagem é a capacidade de comunicar, inata a todos os seres humanos ditos «normais». Língua é instrumento de comunicação adquirido, constituído por um código linguístico dotado de um sistema de regras comuns a uma mesma comunidade. Fala é a utilização individual de um código linguístico por um sujeito falante.
Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação.
Justificativa:
O presente trabalho visa ressaltar a importância do conhecimento das gírias utilizadas por jovens infratores institucionalizados com a finalidade de conhecer essa linguagem singular para que haja uma melhor compreensão e comunicação entre os jovens infratores e profissionais.
Desenvolvimento:
De acordo com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), atualmente há 325% de adolescentes cumprindo medidas Socioeducativas.
A Gíria é utilizada pelos adolescentes como uma forma mais “fácil” de se comunicar uns com os outros, de expressar suas vontades, necessidades. A linguagem utilizada é singular, e é usada em determinados grupos, para dificultar o entendimento do que está se falando. É o caso, por exemplo, da gíria prisional, utilizada pelos presidiários para evitar que as suas conservas sejam entendidas pelas autoridades.
O trabalho terá base o processo de adaptação pelo qual passa o adolescente recolhido em uma Unidade Educacional de Internação do Estado de Mato Grosso do Sul.
A violência praticada por adolescentes aumenta a cada dia no nosso país e isso tem origem do nosso passado, mais precisamente após a 2ª Guerra Mundial que a mão de obra feminina nas fábricas ficou escassa e as crianças passaram a ficar sozinhas em casa a mercê do abandono.
Conseqüência disso foi a rebeldia na adolescência, formavam