ECONOMIA
Resumo do Capítulo 6 Introdução à Macroeconomia
Chamamos de Macroeconomia a economia como um todo, a política econômica do país, seus indicadores econômicos tais como câmbio, relação com as demais moedas do mundo o mercado financeiro bem com o mercado de bens e serviços. Abrangendo inclusive a Microeconomia sem conflito.
A política Macroeconômica é responsável diretamente pelo nível de emprego, a estabilidade dos preços, distribuição de renda e o crescimento econômico. É através de ações que vão impactar diretamente nestes itens que o governo trabalha, executando ações que vão gerar impactos positivos ou negativos nos aspectos econômicos.
Um dos aspectos mais importantes das políticas econômicas é o combate à pobreza, sem crescimento econômico sustentável os índices de desenvolvimento humano tendem a cair juntamente com os índices macroeconômicos.
Aumentando impostos nas importações o governo pode por exemplo favorecer a indústria local, mas corre o risco de ser taxado por algum país que se sinta prejudicado prejudicando assim as exportações.
Comprando Dólares o governo consegue segurar a cotação desta moeda estrangeira impactando nos preços das exportações e importações gerindo assim parte deste importante mercado comercial.
Há outras políticas que podem ser utilizadas pelo Estado para gerir a Econômica, na política fiscal o governo pode aumentar ou cortar impostos de determinados setores da economia, emitir moeda, cortar custos de investimentos diretos ou indiretos, aumentar ou diminuir depósitos compulsórios dos bancos para controlar a o dinheiro que circula na economia.
É também responsabilidade do governo políticas de controle de preços ou de mercados, controlando, por exemplo, índices de reajustes contratuais que irão impactar diretamente no custo de financiamentos e aluguéis.
A política macroeconômica é responsável diretamente também pelos índices de emprego e desemprego no país.
Todas estas variáveis juntas fazem parte de um