Sei la
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
Surgimento da Sociologia
A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.
O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.
Outras importantes correntes sociológicas foram iniciadas por Karl Marx e Max Weber.
Os pensadores helênicos
Pensadores helênicos, notadamente Platão (429–341 a.C.), A república, e Aristóteles (384–322 a.C.), A política, foram os primeiros a tratar de taisproblemas de maneira sistemática e separada da religião, mais não independente dos regimes políticos e econômicos. Posteriormente, Santo Agostinho (354-430), A cidade de Deus, apresentou idéias eanálises básicas para as modernas concepções jurídicas e até sociológicas.
A Idade Media
Cogitações relativas aos grupos sociais tornaram-se fortemente influenciadas pela religião. OCristianismo desde o início traçara diretrizes e normas a que deveria obedecer o comportamento dos homens em seu relacionamento.
O mesmo ocorreu com o Islamismo, apesar de ter estabelecido uma legislaçãobastante minuciosa, adotada até hoje. Khaldun (1332-1406), constituiu uma exceção, pois deu ao social uma explicação causalista.
Santo Tomás de Aquino (1226-1274), retomou os processos e as idéias deAristóteles, para manifestar-se sobre as relações inter-humana.
A Renascença
Apareceram obras vigorosas em que se propunham normas entrosadas de