Tipos de liderança
Liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos. Essa influência é necessária para que a missão da empresa seja alcançada, para que a visão da empresa torne-se realidade e que os objetivos empresariais sejam atingidos. Afinal, a construção da visão e da missão deve ser coletiva, e sem uma liderança e seu papel integrador, fica difícil manter as pessoas unidas.
Teorias sobre liderança
Teoria dos traços de personalidade
Essa teoria diz que é exercida influência sobre indivíduos e grupos que nascesse com determinados traços de personalidade, como físicos (aparência, estatura, energia, força física), intelectuais (adaptabilidade, entusiasmo, autoconfiança, QI elevado), sociais (cooperação, habilidades interpessoais e administrativas) e relacionados com a tarefa (impulso de realização, persistência, iniciativa).
Segundo essa teoria, quem nascesse com esses traços seria líder, e quem não nascesse, seria liderado. Ou seja, a teoria deduz que o a liderança é nata, que o líder já nasce feito.
Porém essa teoria não se sustentou por muito tempo, pois liderança não é nata. E com isso, surge uma outra teoria.
Teoria dos estilos de liderança
Nessa teoria, existem três estilos de liderança: o autocrático, o democrático e o laissez-faire.
Autocrático é quem tem poder e não precisa de influência de ninguém para exercer sua liderança
Democrático busca a participação dos envolvidos
E o laissez-faire é conhecido como líder liberal, que “deixa rolar”.
Essa é uma teoria frágil, pois não tem como ter somente um estilo sendo que passamos por diversas situações, e nesse caso temos que ser flexíveis e se adaptar a cada caso.
Teoria contingencial
A teoria contingencial foca a liderança em si, e não somente a figura do líder. Alerta que ela é uma relação, não se pode falar de líder sem falar em liderados, não se pode falar em poder sem falar sobre quem é exercido. Nessa relação, existem três pilares fundamentais: líder, seguidores e