Educação ambiental
Essa questão de sustentabilidade não deveria ser um assunto a ser discutido, mas sim ser um assunto comum a todos nós, mas infelizmente não é o que acontece apesar de muitos esforços de “alguns” que lutam para defender a preservação do meio ambiente, esse assunto ainda não tem tido sua devida prioridade por nós humanos que deveríamos ser os mais interessados.
O mapa conceitual deixa bem claro isso, educar para criar um conceito, conhecimento da realidade em que vivemos para induzir atitude e valores para agirmos e buscarmos soluções que trarão mudanças tanto no nosso presente como para o nosso futuro.
Sustentabilidade é definida como a capacidade que o individuo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse meio ambiente, ou seja, uma maneira de sustentar favorecer, conservar o meio ambiente. Sustentabilidade esta ligada a soluções, caminhos e planos que busque resgatar adoções de praticas sustentáveis na vida de cada pessoa que atinja uma melhora comum a todos. E é nesse sentido de que sendo responsabilidade de “todos” em cuidar, conservar e manter o meio ambiente, que defendo que essas ações não devem ser feitas isoladamente por um grupo aqui ou ali, todos nós temos que agir e em conjunto para que os resultados realmente apareçam e causem mudanças. Esse trabalho de educação ambiental não deve ser um trabalho de responsabilidade exclusiva do professor, mas um trabalho em conjunto, com professores, alunos, escola, pais, comunidades, empresas e o poder publico, unidos num bem comum.
Por essa razão deve fazer parte do currículo de escola a educação ambiental desde o primeiro ano de escola da criança, para inculcar essa responsabilidade o mais cedo possível, para que as ações de sustentabilidade possa fazer parte do dia-a-dia da criança, como uma rotina diária.
Todas as informações disponíveis de sustentabilidade devem ser apresentadas aos alunos e trabalhadas como forma de