Tipos de Interações
A radiação ao interagir com a matéria transfere energia para os átomos no qual ela está se propagando. Esta transferência de energia de uma partícula ou de um fóton para os átomos do material absorvente ocorre, basicamente, através de dois mecanismos: Ionização remoção completa de um ou mais elétrons de valência e a excitação os elétrons são levados a níveis com energia mais altas.
Tipos de Interações
Ao atingir um determinado material, um feixe de raios X interage com a sua estrutura atômica, sofrendo atenuação. Os principais fenômenos que explicam a interação dos fótons de raios X com a matéria são o efeito fotoelétrico, o espalhamento de Compton e a produção de pares.
Efeito fotoelétrico
Nessa interação, o fóton de raio X interage com um elétron de uma camada mais interna de um átomo e se tiver energia suficiente esse fóton transfere toda a sua energia para o elétron, ejetando-o da órbita. Assim, o fóton desaparece e o átomo é ionizado. Após a interação fotoelétrica, a lacuna deixada pelo elétron ejetado é ocupada por outro elétron.
Efeito Compton
O fóton de raio X normalmente interage com um elétron de uma camada mais externa de um átomo, transferindo parte da sua energia para o elétron, ejetando-o da órbita. Assim, o fóton continua se propagando, mas com energia menor e direção de propagação diferente.
Durante essa interação, o raio X passa a ter energia suficiente para realizar outras interações antes de perder toda a sua energia.
Produção de Pares
No caso da produção de pares, o fenômeno só ocorre quando o fóton incidente possui energia maior que 1022 keV passam próximos a núcleos de elevado número atômico. Nesta interação toda a energia do fóton é transformada num par elétron-pósitron, que vão perdendo a energia cinética adquirida via excitação e ionização.
Interações dos raios X com o corpo humano
Quando os raios X atingem o tecido do paciente três coisas podem ocorrer:
- Transmissão do raio X