Bioquímica Básica
Aula Teórica 1
Professor: Dr. Jaim Simões Oliveira
2015/1
Cronograma da aula 1:
1. Principios de Quimica Orgânica 1.1. O atomo de carbono 1.2. Tipos de ligação 1.3. Cadeias carbônicas 1.4. Funções orgânicas 1.5. Isomeria
BIOQUÍMICA
FUNÇÕES: Explicar a forma e função de biomóléculas em termos químicos.
DESAFIO: Compreender a influência da organização celular e das associações moleculares nas funções de uma biomolécula individual.
A bioquímica tenta explicar as formas e funções biológicas nos organismos em termos químicos;
Quais são os elementos químicos essenciais nos organismos?
Importância dos elementos-traço
O transporte de oxigênio pela hemoglobina depende da presença de dois íons de ferro que somados representam somente 0,3% da massa total.
1. O Átomo de Carbono
A química dos organismos vivos está organizada em torno do átomo de carbono;
Importância biológica: sua versatilidade de ligação - pode formar ligações simples (H, N, C e O), duplas (N, O, C) ou triplas (C).
O que é ligação covalente?
Ligação química que envolve o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos; Corresponde ao balanço estável de forças atrativas e de repulsão entre átomos, quando eles compartilham elétrons; Ocorre entre átomos de eletronegatividade similar e alta; Os átomos tendem a compartilhar elétrons para que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas adquirindo um distribuição eletrônica mais estável. A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares ( ligações de hidrogênio e Van der Waals) e menor que a da ligação iônica.
2. Tipos de Ligação do Carbono
Simples: Podem formar 4 ligações simples que se projetam a partir do núcleo formando os quatro vértices de um tetraedro. - Apresentam rotação livre em torno de cada ligação
Duplas: São mais curtas que as simples e são rígidas, permitindo somente uma rotação limitada em torno de seu eixo.
3. Cadeias carbônicas e