bemloko

547 palavras 3 páginas
Osmose

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.

A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.

Tipos de Osmose

Exosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior;

Endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior. Endosmose é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte. Ocorre quando o suporte é colocado em contato com o tampão. A solução é aspirada pelas extremidades do suporte e no centro deste haverá o equilíbrio. Após ligar o aparelho, a endosmose aumenta devido à evaporação do solvente e é, portanto, mais intensa nas extremidades do suporte.

Eletrosmose: é o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta se torna eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel, haverá uma migração para o polo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.

Na experiência feita usamos:

Dois ovos
250 g de açúcar
Dois frascos de vidro transparentes com tampa
Água comum
Vinagre branco (ácido acético)
Algo que se possa usar para medir
Procedimentos:
Colocar um ovo, com cuidado, em cada frasco de vidro e acrescentar vinagre branco até que esteja completamente coberto. Tampar e reservar por cerca de 24 horas.

Retirar o ovo do frasco e, debaixo da torneira, lavar com cuidado até que fique somente a membrana.
A casca

Relacionados