TIPOS DE INSUFICIENCIA RENAL
Os rins são órgãos vitais de nosso organismo. Suas funções principais são a excreção de produtos finais do metabolismo, a manutenção do volume extracelular e sua composição iônica, a manutenção do equilíbrio ácido-básico, produção e secreção de hormônios e enzimas. (MARCONDES, 1999).
A insuficiência renal refere-se á incapacidade dos rins excretarem subprodutos, concentrar a urina e conservar os eletrólitos. Pode acontecer abruptamente, neste caso, é chamada de insuficiência renal aguda (IRA) ou pode desenvolver-se lentamente, insuficiência renal crônica (IRC) é uma síndrome complexa provocada por uma grande variedade de nefropatias, as quais determinam de modo gradativo uma redução global das múltiplas funções renais e principalmente a redução da filtração glomerular (DRAIBE, 2002; WHALEY; WONG, 1999). Pode ser consequências de distúrbios pré-renal, renal e pós-renal que ocorrem nos rins e destroem os nefrons. As modalidades de tratamento são: conservador, dialíticos (diálise e hemodiálise) e transplante renal.
1.1 Insuficiência Renal Aguda
Insuficiência Renal Aguda (IRA) é a perda rápida de função renal devido a danos aos rins, resultando em retenção de produtos de degradação nitrogenados (uréia e creatina) e não – nitrogenado, que são normalmente excretados pelo rim. Dependendo da severidade e da duração da disfunção renal, este acúmulo é acompanhado por distúrbios metabólicos, tais como acidose metabólica (acidificação do sangue) e hipercalcemia (níveis elevados de potássio), mudanças no balanço hídrico corpóreo e efeitos em outros órgãos e sistemas. Pode ser caracterizada por oliguria ou por anuria (diminuição ou parada de produção de urina), embora a IRA não-oliguria possa ocorrer. Há três tipos de IRA dependendo do local onde se dão as alterações agudas: antes do rim, no rim e depois do rim: pré-renal, renal ou pós-renal.
Pré-renal:
É uma alteração que ocorre antes do rim, levando à insuficiência funcional ou lesão