Insufici Ncia Renal 1
ITAJUBÁ
2015
Trabalho desenvolvido pelas alunas Giselda, Damares, Camila, Daniela Carvalho, Larissa, Roberta, Wilma, Suellem, Simonika, da turma de Tec. Enfermagem e apresentado ao Profº Diego Fernando Paiva Vitorino da disciplina de Nutrição.
INSUFICIÊNCIA RENAL
ITAJUBÁ
2015
O que é Insuficiência Renal? A insuficiência renal é a incapacidade dos rins de filtrar o sangue, que gera um acúmulo de substâncias tóxicas no organismo. A insuficiência renal pode ser aguda ou crônica.
Insuficiência Renal Aguda:Insuficiência renal aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.
Insuficiência renal aguda pode ocorrer quando há:
Condição que diminui o fluxo sanguíneo para os rins;
Dano direto aos rins;
Uso de alguns medicamentos;
Bloqueio nos tubos de drenagem de urina dos rins (ureteres), fazendo com que os resíduos não consigam deixar o corpo através da urina.
Sinais e sintomas de insuficiência renal aguda:
Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal;
Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;
Sonolência;
Falta de fome;
Falta de ar;
Fadiga;
Confusão;
Náusea e vômitos;
Convulsões ou coma, em casos graves;
Dor ou pressão no peito.
Às vezes, insuficiência renal aguda não causa sinais ou sintomas e é detectada através de testes de laboratório realizados por outra razão.
Tratamento de Insuficiência renal aguda
O tratamento será focado naquilo que está causando a insuficiência renal, e por isso poderá variar. Por exemplo, o paciente pode precisar restaurar o fluxo de sangue para os rins, parar todos os medicamentos que estão causando o problema ou remover uma obstrução no trato urinário.
No entanto, existem algumas recomendações que são gerais para o