Disciplinas patologicas
DISCIPLINA: PATOLOGIAS CLÍNICAS
PLANO DE AULA
Aula ministrada aos alunos da UNIP, curso de Graduação em Enfermagem, 1º semestre da disciplina de Patologias Clínicas.
ROBERTA DE SIQUEIRA PEREIRA
RA: B35GHD0
SÃO PAULO
MAIO/2012
PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO: GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM 1ºSEMESTRE
DISCIPLINA: PATOLOGIAS CLÍNICAS
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA UNIP
DATA: 30/05/2012
DURAÇÃO: 40 MINUTOS
HORÁRIO: 10 HORAS
ALUNA: ROBERTA DE SIQUEIRA PEREIRA
Tema: Sistema renal
Objetivos
Geral:
Compreender o conteúdo relacionado às doenças, as diferenças entre doença crônica e aguda, os seus sintomas e quais os cuidados e tratamentos utilizados para minimizar seu progresso rápido.
Entendendo o sistema renal
O sistema renal, juntamente com o sistema urinário, atua como uma usina de tratamento de água do organismo. Esses sistemas trabalham em conjunto com a finalidade de coletar produtos de excreção do organismo e os expelir sob a forma de urina.
Cada rim encontra-se localizado num dos lados do abdome, proximamente da região lombar. Esses órgãos compactos abrangem um sistema de filtração bastante eficiente, filtram cerca de 170 litros de líquido por dia. O subproduto dessa filtragem é a urina, a qual contém água e excreta.
Uma vez produzida pelos rins, à urina percorre o sistema urinário e é expelida pelo corpo. Outras estruturas do sistema que descendem a partir dos rins são:
Ureteres: tubos musculares, de 40,5 a 45,5 cm, que se contraem ritmicamente (ação peristáltica) a fim de conduzir á bexiga à urina proveniente de cada rim.
Bexiga urinária: bolsas com paredes musculares que coleta e mantém a urina (300 a 500 ml) expelida dos ureteres a intervalos de poucos segundos.
Uretra: via estreita, circundada pela próstata em homem, que se estende da bexiga até o limite