Anatomia
Nos humanos, os rins são órgãos pareados ficam localizados na região póstero-superior da cavidade abdominal, atrás do peritônio, sendo, por isso, chamados de órgãos retroperitoniais. Há um rim em cada lado da coluna vertebral, sendo que o direito está localizado logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Acima de cada um encontra-se a glândula adrenal ou suprarrenal. Suas funções incluem filtrar os produtos residuais do sangue. Essas excretas são eliminadas- juntamente com excesso de água – sob a forma de urina.
Possuem formato de feijão, com uma borda convexa e outra côncava, na qual se encontra o hilo, de onde sai e entram o ureter, os nervos e vasos sanguíneos. O hilo possui também dois ou três cálices, que se reúne para originar a pélvis renal, parte superior, dilatada, do ureter. O rim é formado pela cápsula, de tecido conjuntivo denso, a zona cortical (camada mais externa e pálida) e a zona medular (zona mais interna e escura).
NO INTERIOR DOS RINS
Cada rim é protegido por três camadas: uma camada rígida de tecido conjuntivo fibroso, a fáscia renal; uma camada de tecido adiposo, a capsula adiposa e, por dentro desta, outra camada de tecido fibroso, a capsula renal. O parênquima renal possui também três camadas: o córtex renal, que apresenta muitos novelos de capilares conhecidos como glomérulos e suas capsulas; a camada seguinte é a medula renal, contendo capilares e túbulos formadores de urina e um espaço central onde a urina é coletada, chamada de pelve renal. Os glomérulos, as capsulas e os túbulos são parte das milhões de pequenas unidades de filtração chamadas de néfrons. Néfron cada unidade de microfiltração, ou nefron estende-se do córtex ate a medula. O glomérulo, a cápsula glomerular, os túbulos contorcidos proximais e distais e os ductos coletores menores de urina localizam-se no córtex. A medula contem principalmente as longas alças tubulares de henle e os ductos coletores maiores de urina.