Tipos de Incisão
Tipos de Incisões
Acadêmico: Luiz Fernando Da Silva Dos Santos
Disciplina: Cirurgia e Traumatologia Buco – Maxilo – Facial I
Professores: Antônio César Dourado, Carllini Barroso Vicentine, Leonardo Brito Querido, e Wagner de Souza Lima da Luz.
5° Período de Odontologia
Porto Nacional, 01 de Outubro de 2014.
Incisão Duplo Y
É indicada para cirurgias no palato. Inicia-se por uma incisão linear posteroanterior sobre a linha média associada a dois divertículos curtos e divergentes na extremidade anterior, protegendo o plexo vasculonervoso nasopalatino. Caso seja necessário um maior acesso poderão ser praticadas os divertículos posteriores sendo então referida como Duplo Y. Esta técnica protege a anatomia vascular das artérias palatinas e nasopalatina. Pode ser empregada para remoção e regularização de superfícies ósseas exofíticas, como no toro palatino. O retalho dividido necessita de suporte ósseo central para sua estabilidade pós operatória.
Incisão Papilar
Incisão em nível de papila interdentária sem incisões relaxantes.
Indicações: Tecido ósseo alveolar sem necessidade de campo cirúrgico amplo, alveolectomia parcial.
Contra Indicações: Pacientes com prótese fixa.
Vantagens: Possibilita ampliação para ambos os lados, menos sangramento e facilidade de reposicionamento.
Desvantagens: Reduzido acesso e visualização, dificuldades de relaxamento e rebatimento podendo ocorrer dilacerações. Incisão do tipo Neumann A incisão será intrasulcular em nível de papila interdentária com uma única relaxante oblíqua. O bisturi deve estar paralelo aos sulcos gengivais. A relaxante não deve ser estendida para mucosa alveolar. Pode ser utilizada para aumentar o acesso de um retalho do tipo envelope.
Indicações: Apicectomias, curetagens periapicais de elementos com raízes curtas, dentes retidos, cistectomias, alveolectomias totais. Pode ser utilizada quando há mais de um dente envolvido.