Tipos de Gráficos
Gráfico de colunas - O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal são construídas as colunas que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade. Essa intensidade é indicada pelo eixo vertical. As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
Gráfico de barras - O gráfico de barras é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo vertical são construídas as barras que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade. Essa intensidade é indicada pelo eixo horizontal. As barras devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
Gráfico de setores –
Os gráficos de setor (ou pizza) são representados por círculos divididos proporcionalmente de acordo com os dados do fenômeno ou do processo a ser representado. Os valores são expressos em números ou em percentuais (%).
Gráfico de curvas ou linhas –
O gráfico de linha é composto por dois eixos, um vertical e outro horizontal, e por uma linha que mostra a evolução de um fenômeno ou processo, isto é, o seu crescimento ou diminuição no decorrer de determinado período.
Gráfico de cartogramas – O cartograma é a representação sobre uma carta geográfica.
Este gráfico é empregado quando o objetivo é o de figurar os dados estatísticos diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas.
Gráfico pictóricos -
São gráficos construídos a partir de figuras ou conjuntos de figuras representativas da intensidade ou das modalidades do fenômeno. E tem como principal vantagem o fato de despertar a atenção do