Tipos de gráficos
Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva de apresentar dados estatísticos. A intenção é a de proporcionar aos leitores em geral a compreensão e a veracidade dos fatos. De acordo com a característica da informação precisamos escolher o gráfico correto. Os mais usuais são: gráfico de segmentos, gráfico de barras e gráfico de setores.
1) Gráfico de Segmento ou gráfico de linhas
Objetivos: simplicidade, clareza e veracidade.
Uma locadora de filmes em DVD registrou o número de locações no 1º semestre do ano de 2008. Os dados foram expressos em um gráfico de segmentos.
[pic]
2) Gráfico de Barras horizontal e vertical
Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado.
O exemplo abaixo mostra o consumo de energia elétrica no decorrer do ano de 2005 de uma família.
[pic]
[pic]
3) Gráfico de setores
Objetivos: expressar as informações em uma circunferência fracionada. É um gráfico muito usado na demonstração de dados percentuais.
O gráfico a seguir mostrará a preferência dos clientes de uma locadora quanto ao gênero dos filmes locados durante a semana.
[pic]
4) Gráfico Polar É o gráfico ideal para representar séries temporais cíclicas, isto é, séries temporais que apresentam em seu desenvolvimento determinada periodicidade, como:
[pic]
5) Gráfico Cartograma
O Cartograma é a representação sobre uma carta geográfica (mapa). Este gráfico é empregado quando o objetivo é o de figurar os dados estatísticos diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas.
[pic]
6) Gráfico Pictograma
O pictograma constitui um dos processos gráficos que melhor fala ao público, pela sua forma ao mesmo tempo atraente e sugestiva. A representação gráfica consta de figuras. Na confecção de gráficos pictóricos temos que utilizar muita