Tipos De Funções
Função Exponencial
A expressão matemática que define a função exponencial é uma potência. Nesta potência a base é constante e o expoente é uma variável.
Chamamos exponencial de base b > 0 à função
R R
de maneira que temos:
ou então:
ou ainda:
Vejamos as principais características da função exponencial:
1. f é contínua, o seu domínio é R e o seu contradomínio é ;
2. f é crescente se b > 1 e é decrescente se b < 1;
3. f (0) = 1 e f (1) = b;
4. Os gráficos de
e de
são simétricos em relação ao eixo OY;
Como exemplo, observemos os gráficos seguintes:
5. Os limites de qualquer função exponencial são:
Estes limites também serão diferentes conforme os valores de b. Observemos os seguintes gráficos, onde encontramos funções cujo valor de b é maior do que 1 ou está compreendido entre 0 e 1, e vejamos como se comporta cada tipo de função quando os valores de x aumentam ou diminuem:
No primeiro gráfico, se o valor de x aumentar cada vez mais, a função tomará valores cada vez maiores. Se o valor de x diminuir cada vez mais, a função assume valores cada vez mais pequenos e mais próximos de 0, sempre pelo lado positivo do eixo OY. No segundo gráfico, se o valor de x aumentar cada vez mais, a função assume valores cada vez mais pequenos e mais próximos de 0 pelo lado positivo do eixo OY. Se o valor de x diminuir a função assume valores cada vez maiores.
wpe3E.jpg (955 bytes)
Função Logarítmica
A expressão matemática que define a função logarítmica é um logaritmo. No logaritmo a base é constante e o valor de x é o termo variável.
Chamamos logaritmo