humanizacao
Propriedades da água, compartimentos e líquidos do organismo: (aula 1)
• Atua como solvente, podendo transportar substâncias.
• Propicia meio aquoso adequado para as reações ocorrerem (deixa as moléculas na forma iônica adequada)
• Contribui para “dar a forma” adequada de macromoléculas
• Contribuir na organização de estruturas, como as membranas celulares.
• Ela mesma pode participar de reações.
Água é uma substância polar. Oxigênio é muito eletronegativo, atraindo os elétrons do H mais fortemente, formando um pólo negativo e 2 positivos. Interação dipolo – Pontes de Hidrogênio (força de atração elevada que inibe a separação entre as moléculas de água e a fuga na forma de vapor).
Características:
• É a única substância encontrada naturalmente nos três estados físicos diferentes. • É a única substância comum que se expande quando congela. No gelo, a rede cristalina apresenta grandes espaços hexagonais que explicam a baixa densidade do gelo.
Substância DIELÉTRICA: capacidade de uma molécula reduzir a atração eletrostática entre duas cargas, dando origem aos eletrólitos. Hidratação ou
Solvatação.
Clatrado ou Gaiola: quando a água circunda compostos apolares (sem interação entre eles). As moléculas apolares pelo método da exclusão tendem a se unir, diminuindo a superfície de contato (maximizando a entropia do sistema) – Efeito Hidrofóbico
Molécula de Lipídeo é AFIPÁTICA: parte polar – hidrofílica e parte apolar – hidrofóbica. O ordenamento de moléculas de água ao redor de grupos apolares tem como conseqüência a tendência da substância apolar ser excluída da fase aquosa. A agregação dos grupos apolares diminui o ordenamento da água, aumentado a entropia (“desordem”). Micela: esfera com interior hidrofóbico; Bicamada (ex: membrana plasmática).
Proteínas são constituídas de aminoácidos hidrofóbicos e hidrofílicos.
Calor específico: quantidade de calor que é necessário fornecer a uma