Tipos De Fluxogramas
MÓDULO 6
ALGUNS TIPOS DE FLUXOGRAMAS
Índice
1. Alguns tipos de fluxogramas 3
1.1. Vertical 3
1.2. Horizontal 3
1.3. Blocos 4
2. Listas de verificação 5
2.1. Simbologia 6
1. Alguns tipos de fluxogramas
1.1. Vertical
Retrata a sequência de uma rotina por meio de linhas – que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina – e de colunas – que apresentam, respectivamente, os símbolos das tarefas ou operações, os funcionários envolvidos na rotina, as tarefas ou operações executadas, o espaço percorrido para a execução ou operação e o tempo despendido.
Fluxograma vertical ou gráfico de análise de processo é utilizado para descrever simbolicamente um procedimento executado por vários funcionários, cada qual desempenhando uma tarefa diferente, ou para descrever uma rotina executada por uma única pessoa.
Figura– Exemplo de fluxograma vertical. Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Campus/ Elsevier, 2007, p. 180.
1.2. Horizontal
Utiliza, na maioria das vezes, os mesmos símbolos do fluxograma vertical e enfatiza os órgãos ou as pessoas envolvidas em um determinado procedimento ou rotina.
Em procedimentos ou rotinas que envolvam muitos órgãos ou pessoas, o fluxograma horizontal permite visualizar a parte cabível a cada um e comparar a distribuição das tarefas entre os envolvidos para uma possível racionalização ou redistribuição, ou para dar uma idéia da participação existente, a fim de facilitar os trabalhos de coordenação e de integração.
Figura – Fluxograma horizontal de uma rotina de compra e recebimento de material. Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007, p. 181.
1.3. Blocos
Baseia-se em uma sequência de blocos ou ícones encadeados entre si, tendo cada qual um significado específico.
Apresenta duas vantagens:
a) utiliza uma