Fluxogramas
Fluxograma é a representação gráfica que descreve a sequência de um trabalho de forma clara e sintética, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades envolvidas no processo. Seu uso permite a visualização do fluxo de processos e formulários, entre as diversas unidades organizacionais ou entre pessoas. O uso desta ferramenta em uma organização, entre outras vantagens, possibilita reduzir custos, melhorar atividades administrativas e processos operacionais, potencializa melhorias até em áreas como motivação individual e de equipes.
Palavras-chave: Processo, fluxo, operacionalidade.
1 INTRODUÇÃO
Na apresentação este trabalho sobre fluxogramas veremos a seguir seu conceito, simbologia, aplicação e resultados, entre outros tópicos.
A apresentação das funcionalidades dos fluxogramas, tais como a visão global dos processos que este método proporciona, estão dispostas neste trabalho com o propósito de demonstrar os objetivos que esta ferramenta de controle administrativo oferece quando se aplica a uma organização.
Facilitar o andamento dos processos administrativos e operacionais, bem como analisar suas possíveis repercussões, tanto negativas quanto positivas, facilitar o entendimento das tarefas pelas pessoas envolvidas são algumas das vantagens obtidas com o uso de fluxogramas em organizações.
2 FLUXOGRAMAS
2.1 CONCEITO
Fluxograma é uma técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo ou sequência, de um processo, bem como sua análise e redesenho.
O termo fluxograma vem do inglês flow-chart(flow = fluxo + chart = gráfico).
2.2 PRINCIPAIS TIPOS DE FLUXOGRAMAS
Os fluxogramas são aplicados em diversas áreas de uma organização, sendo que, destinamos diferentes tipos deles em diferentes áreas, tarefas ou processos. Dentre outros, os principais apresentam-se em três tipos, são eles o fluxograma vertical, horizontal e global ou de coluna.
A