Fluxograma
Um fluxograma é um tipo de diagrama que representa um algoritmo ou processo, mostrando os passos como caixas de vários tipos, e sua ordem, ligando-os com setas. Esta representação diagramática pode dar uma solução passo a passo para um dado problema. Operações de processo são representadas nessas caixas, e as setas de conectá-los representam o fluxo de controle. Dados flui normalmente, não são representados em um fluxograma, em contraste com diagramas de fluxo de dados , mas elas estão implícitas pelo seqüenciamento das operações. Fluxogramas são utilizados em análise, projeto, documentação ou gestão de um processo ou programa em vários campos.
Visão Geral Fluxogramas são utilizados na concepção e documentação de processos complexos. Como outros tipos de diagrama, eles ajudam a visualizar o que está acontecendo e, assim, ajudar o espectador a compreender um processo, e talvez também encontrar falhas, gargalos, e outras características menos óbvias dentro dele. Há muitos tipos diferentes de fluxogramas, e cada tipo tem seu próprio repertório de caixas e as convenções de notação. Os dois tipos mais comuns de caixas em um fluxograma são:
• uma etapa de processamento, geralmente chamada de atividade, e são representadas por uma caixa retangular
• uma decisão, geralmente denotada como um diamante. Um fluxograma é descrito como "cross-functional", quando a página é dividida em diferentes raias descrevendo o controle de diferentes unidades organizacionais. Um símbolo que aparece em uma "pista" particular está dentro do controle dessa unidade organizacional. Esta técnica permite o autor localizar o responsável pela realização de uma ação ou tomar uma decisão correta, mostrando a responsabilidade de cada unidade organizacional para diferentes partes de um único processo. Fluxogramas descrevem certos aspectos dos processos e que geralmente são complementadas por outros tipos de diagrama. Por exemplo, Kaoru Ishikawa definiu o fluxograma