TIPOS DE ESTRATÉGIAS
Não existe um tipo único de estratégia que seja mais adequado para todas as empresas. Contudo, devem-se encontrar as estratégias ou conjunto de estratégias que sejam mais adequadas para o momento da empresa.
O profissional responsável por elaborar as diretrizes estratégicas da organização estabelece o modelo de estratégia a ser aplicada conforme sua necessidade e/ou situação pelo qual se encontra a instituição. As estratégias podem ser estabelecidas de acordo com a situação da empresa: podem estar voltadas à sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento, conforme postura estratégica da empresa.
1. ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA
Este cenário de crise pode ser compreendido quando a organização se encontra num ambiente desfavorável para manter sua operacionalização, obtendo um grande percentual de pontos fracos e um alto índice de ameaças externas. A sobrevivência pode ser uma situação adequada como condição mínima para atingir outros objetivos mais tangíveis no futuro, como lucros maiores, vendas incrementadas, maior participação no mercado, etc, mas não como um objetivo único da empresa, ou seja, estar numa situação de “sobreviver por sobreviver”.
Os tipos que se enquadram na situação de estratégia de sobrevivência são:
Redução de custos: consiste na estratégia de reduzir todos os gastos possíveis da organização como: redução de folha de pagamento, de nível de estoque, de aquisição de produtos e locação de seus equipamentos.
Desinvestimento: quando as empresas encontram-se em conflito com linhas de produtos que deixam de ser interessantes, portanto, é melhor desinvestir do que comprometer toda a empresa.
Liquidação de negócio: · Liquidação ou venda de unidades de negócios, encerrando suas operações e vendendo seus ativos, é uma estratégia a ser usada em ultimo caso.
BIBLIOGRAFIA: