Favela
A formação de favelas no Rio está ligada ao término do período escravocrata, no final do século XIX. Sem posse de terras e sem opções de trabalho no campo muitos dos escravos libertos deslocaram-se para o Rio de Janeiro, então capital federal. O grande contingente de famílias em busca de moradia e emprego provocou a ocupação informal em locais desvalorizados, de difícil acesso e sem infraestrutura urbana.
A historia da 1° favela do RJ
O Morro da Providência está situado na zona portuária do Rio de Janeiro. A comunidade formada neste local é considerada a primeira favela da cidade. O morro foi batizado no final do século XIX como Morro da Favela, nome que hoje caracteriza os conjuntos de construções irregulares.
Seus primeiros moradores eram ex-combatentes da Guerra de Canudos e se fixaram no local por volta de 1897. Cerca de 10 mil soldados vieram para o Rio com a promessa do governo de ganhar casas na então capital federal, mas entraves políticos e burocráticos atrasaram a construção dos alojamentos. Então, os ex-combatentes passaram a ocupar provisoriamente as encostas do morro, e por lá ficaram.
A historia da favela da Rocinha
A história conta que a Rocinha surgiu após a Segunda Guerra Mundial, com a chegada de agricultores portugueses, franceses e italianos que se estabeleceram em pequenos sítios nas encostas. Por volta de 1930, tornou-se um centro fornecedor de hortaliças que abastecia a zona sul da cidade. No final de 1950, vieram mais imigrantes, desta vez oriundos de outras partes do Brasil, como as regiões agrícolas mineiras e nordestinas.
A chegada de novos moradores se intensificou nas décadas de 60 e 70, com uma grande expansão devido aos projetos de abertura dos túneis Rebouças e Dois Irmãos, que contribuíram para uma maior oferta de empregos na região.
O significado da Palavra “Favela”
Uma comunidade com todas os aspectos de um bairro, porém predomina o aspecto claro da