Tipos de entrevista
A entrevista é o instrumento básico da investigação jornalística: busca coletar informações e transmiti-las aos leitores, ouvintes ou telespectadores. Ela pode ser publicada em forma de perfil ou de pingue-pongue. Podem ser realizadas pessoalmente, televisamente, por rádio, telefone, e-mail, chat, etc.
Entrevistas no formato pingue-pongue (pergunta/resposta) são usadas quando se quer valorizar cada palavra do entrevistado e sua relação diante de cada pergunta do repórter.
Em formato perfil, o jornalista relata com suas próprias palavras o que o entrevistado falou, adaptando essas palavras sem alterar seu sentido. As declarações do entrevistado dignas de registro e destaque são destacadas entre aspas (“ “)
Existem basicamente dois tipos de entrevista. O primeiro é a entrevista que se concentra na pessoa do entrevistado. Foca o que a pessoa pensa, de que ela gosta, como é a sua vida. Normalmente, esse tipo é feito com políticos, artistas, celebridades. O segundo tipo se concentra em um assunto, em um conteúdo específico que o entrevistado domina.
Estrutura da entrevista
A estrutura da entrevista compreende 4 momentos:
Título – Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor
Geralmente apresenta um subtítulo que introduz o objetivo principal da entrevista
Apresentação – É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado,
Perguntas e respostas – Basicamente, é a entrevista propriamente dita
Conclusão
regras
Existem várias regras a serem utilizadas para que a entrevista esteja completa, como por exemplo, formular perguntas adequadas ao tema e de acordo com os objectivos previamente definidos, fazer perguntas que tenham em consideração o contexto (espaço e tempo) e as características da pessoa entrevistada (níveis etário e sóciocultural, personalidade, etc.).
Numa entrevista é de toda a utilidade recorrer a perguntas abertas do tipo - Qual é a sua