lixo
Na Pintura:
IIusionismo é a arte de produzir fenômenos que parecem contradizer as leis naturais.
Um momento importante do iluminismo na história da pintura barroca teve lugar em fins da década de 1620.
Alguns artistas tentaram introduzir um efeito monumental em suas obras a partir da representação de espaços ilimitados (ilusionismo). Uma das primeiras obras mestres deste pleno barroco foi a Assunção da Virgem (1625-1627) que Giovanni Lanfranco pintou na imensa cúpula da igreja de Sant’Andrea della Valle em Roma.
Sendo que este afresco teve seu precedente nos tetos renascentistas que Correggio pintou em Parma, e que deslumbrou os espectadores da época por sua exuberância. As obras de Lanfranco em Roma (1613-1630) e em Nápoles (1634-1646) foram fundamentais para o desenvolvimento deste tipo de pintura na Itália. Um dos maiores pintores ilusionistas foi Oleg Shuplyak é um talentoso pintor à óleo ucraniano que usa imagens escondidas para transformar seus trabalhos em fantásticas ilusões de ótica. Apesar de criar todos os tipos de lindas pinturas, seu talento é transformar arte em ilusão de ótica que realmente impressiona. Objetos e pessoas nas pinturas são alinhados de maneira tão perfeita que criam incríveis ilusões, facilmente identificáveis.
Nas artes Cênicas:
A história do ilusionismo nos remete ao século XVIII, quando a prática ganhou prestígio em países da Europa. Com o tempo, foi se transformando até virar uma forma e popular de diversão e um negócio lucrativo para mágicosprofissionais. Um dos nomes mais influentes desta prática foi Jean Eugène Robert-Houdin, grande ilusionista francês daquele século. Ele inaugurou um teatro dedicado somente à prática da magia que funcionou na cidade de Paris (França) a partir de 1840.
Além de Robert-Houdin, outro nome importante da prestidigitação foi Houdini, conhecido com o Rei das Fugas. Porém, ele faleceu com a prática do