Tipos de Energia
Biomassa - Destruição de faunas e floras com extinção de espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e defensivos e manejo inadequado.
Derivados de petróleo - Pode ocorrer derramamento de petróleo, ele é denso e ficava por cima da águas impossibilitando de bater sol e então as algas não conseguiam fazer a fotossíntese, o petróleo também grudava nas branquias dos peixes causando a morte por asfixia.
Carvão e seus derivados – O carvão é extraído de mata nativa, pelo desmatamento ilegal.
Nuclear - Pode interferir com ecossistemas, grande risco de acidente na central nuclear.
Gás Natural - Contaminação atmosférica.
Energia eólica - Impactos visuais,Emissão de ruído, Sombras/reflexos,Impactos sobre a fauna.
Energia Solar:
Fonte que poderia ser aumentada na crise recente:
O Brasil tem potencial para se tornar a primeira grande economia a ter toda a sua matriz energética proveniente exclusivamente de fontes renováveis e limpas. Pelo menos, tem as condições naturais para tal. Somente a energia solar seria capaz de atender cerca de dez vezes toda a demanda do País. Já a eólica tria condições de suprir o triplo da demanda atual de eletricidade.
- Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.
- Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
- Energia de biomassa – é a