Tipos de economia
Uma das principais diferenças dos países socialistas e os países capitalistas consiste na forma como suas economias são organizadas. Nos países capitalistas predomina a economia de mercado, enquanto nos países socialistas predomina a economia estatal planificada.
Na economia de mercado, a maior parte da produção econômica (de bens e de serviços) é resultante das empresas privadas: fabrica, comercio, prestação de serviços controlados por cidadãos particulares. Ou seja, são empresas do setor privado que detêm a maior parcela dos meios de produção. O Estado interfere na atividade econômica para regulamentar e atender setores como: energia, segurança, educação, saúde e outros.
Nesse tipo de economia, a oferta e a procura de bens e serviços definem as decisões econômicas. Por exemplo: em época de escassez de leite, a oferta desse produto é menor que a procura pelos consumidores, então, o preço do leite sobe; quando há excesso na oferta de leite, seu preço tende a cair.
A economia estatal planificada, a produção econômica é dirigida pelo Estado. As fabricas, o comercio e os serviços são controlados por empresas estatais. Os trabalhadores são funcionários do Estado. Somente o Estado detêm a propriedade dos meios de produção. Nesse sistema, a produção econômica do país é planejada por um órgão central do Estado, visando atender às necessidades sociais que esse órgão centralizador planejou. Não existe o produto particular disputando, no mercado, a venda do seu produto.
Os preços, numa economia planificada, não obedecem à lei da oferta e da procura, mas sim às decisões das autoridades. Por exemplo: mesmo que falte ou sobre leite, o preço do produto permanece no que foi fixado pelo governo, sem alteração.
Macroeconomia
A macroeconomia, também conhecida como teoria da renda, trata a economia como um todo. Preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou