Economia- Tipos de politica da macroeconomia
Política Cambial é o posicionamento do governo sobre as taxas de câmbio, é ela que atua no ajuste do balanço de pagamentos. Estabelece relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto de demais países com base no desenvolvimento econômico alcançado por cada um deles.
A política Cambial é constituída pela administração das taxas de câmbio, pelo controle das operações cambiais tendo como objetivo principal o mercado externo, mantendo o equilíbrio o poder de compra do país em relação aos outros países que este mantenha relações de troca.
A moeda nacional tem seu valor, que é a taxa de câmbio que expressa o preço da moeda externa em relação a moeda nacional. A taxa de câmbio e basicamente determinada pela lei da oferta e procura, se a procura é maior que a oferta o preço do dólar sobe em relação ao real e se a oferta for maior que a procura o preço cai.
O Banco Central que define a política cambial. Existem duas políticas cambiais extremas as quais são: Política de câmbio fixo: que é a taxa que os países se comprometem a manter com mesma semelhança.
E o outro tipo de política cambial é definida pela ausência do Banco Central no mercado de câmbio, onde as taxas flutuam livremente respondendo aos efeitos da oferta e procura. Neste caso temos o regime de câmbio flutuante.
A política comercial também atuante no setor externo da economia, refere-se aos instrumentos que estimulam as exportações, estímulos fiscais e taxas de juros e o controle das importações.
Política de Rendas
Conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiça social. É a política que o governo estabelece o controle dos direitos sobre a remuneração dos fatores, diretos de produção envolvidos na economia como salários, depreciações, lucros, dividas e preços dos produtos intermediários e finais.
Os principais objetivos da política de rendas são propiciar ganhos de poder aquisitivo aos salários, redistribuir a renda, garantir a renda