tipos de Culturas
A expressão ‘cultura de massa’, posteriormente trocada por ‘indústria cultural’, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.
Cultura erudita
Trata-se de uma cultura produzida por uma minoria de intelectuais das mais diversas especialidades, e geralmente saídos dos segmentos superiores da classe média e da classe alta.
A cultura erudita está ligada à elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fator de viabilizar esta cultura.
É uma cultura em que a sociedade valoriza como superior ou dominante. No entanto em termos sociológicos existem grupos sociais que mantêm entre si relações de dominação e de subordinação.
Cultura jovem
Cultura jovem é o conjunto de valores, atitudes, padrões de comportamento e produções artísticas dos adolescentes e jovens adultos. Apesar de fragmentada e heterogênea, há certas características que diferenciam a cultura jovem da dominante, como a linguagem, o vestuário, os gostos artísticos. A classificação de cultura jovem por alguns sociólogos surgiu junto com a constituição da adolescência como um fenômeno social, logo após a Segunda Guerra Mundial. A inserção dos adolescentes como uma massa com poder aquisitivo e com força social para consumir e produzir produtos culturais levou à constituição de um grande mercado voltado para uma cultura jovem, que se manifestou principalmente na música, moda, cinema e outras áreas da indústria de entretenimento.
Cultura popular
Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração,