Cultura e seus tipos
Disciplina: Antropologia Jurídica
Docente: Eliane Nogueira
Discente: Karine Barreto
Produção textual acerca dos conceitos de cultura apresentados no texto “CULTURA E SEUS SIGNIFICADOS” e a relação entre cultura, indivíduo e coletividade:
O termo “Cultura” não é fácil de definir e não há consenso sobre seu significado. Assim, temos os seguintes significados sobre a visão do que é Cultura.
1. Como sinônimo de erudição, cultura significa ser culto (possuir conhecimento e refinamento social). É um símbolo de status social que não interessa à Antropologia, pois apresenta a ideia de que certos padrões seriam superiores a outros.
Das definições acerca da Cultura, interessam à Antropologia as seguintes:
2. Cultura enquanto as manifestações e a produção artísticas de um povo, por exemplo: teatro, música, carrancas do São Francisco (esculturas) e danças folclóricas.
3. Cultura sendo o todo comportamental, emocional e intelectual, de um povo. São, portanto, os hábitos e os costumes que representam e identificam o modo de ser de um grupo. São exemplos: o costume de ir às praias aos domingos no Rio de Janeiro, de comer farinha com rapadura em parte do Nordeste e de desconfiar (o chamado “come-quieto” jeito de observar) dos mineiros.
4. Essa concepção apresenta Cultura como a identidade de um povo ou de uma coletividade em torno de elementos simbólicos comuns. Ela é usada para compreender as diferenças, identidades e lealdades existentes entre populações. Como a ideia de que os Brasileiros se unem nos festejos carnavalescos e durante a Copa do Mundo.
5. Cultura é o que está por trás dos costumes e das atitudes de um povo. Este conceito é abstrato pois trata do modo como as pessoas pensam e agem no mundo, trabalhando com o consciente e o inconsciente humano.
6. Por fim, o conceito que distingue cultura a partir das relações sociais de modo amplo: cultura é a dimensão da sociedade que se relaciona com todos os aspectos