Tipos De Cultura Organizacional
A Cultura Organizacional pode se manifestar em alguns variados tipos, que podem ser definidos da seguinte maneira:
Cultura familiar – É uma cultura estruturada de maneira mais informal. Como o próprio nome diz, é uma organização que passa de geração em geração dentro de uma mesma família. Geralmente, as empresas que adotam esse modelo não têm um porte muito grande, o que possibilita a manutenção da empresa por muitos e muitos anos. Entretanto, não há muitas expectativas de crescimento, pois o ambiente em que se trabalha não é voltado para o desenvolvimento profissional dos funcionários.
Cultura hierárquica – Esse tipo de cultura é altamente formal, muito bem estruturada e definida. Os funcionários seguem princípios hierárquicos, disciplinares, de desempenho e eficiência. Essa organização cultural é adotada por boa parte das grandes empresas atuais, e tem por característica o desejo pela obtenção de grandes resultados e a estabilidade da marca no mercado. Não há as negligências e informalidades da cultura familiar, e ao contrário da mesma, busca o desenvolvimento de seus funcionários, possibilitando o operador de hoje, ser o gestor de amanhã.
Cultura de mercado – Na cultura de mercado, busca-se única e exclusivamente a obtenção de resultados. Assim como na cultura hierárquica, a de mercado tem normas e padrões pré-estabelecidos, mas não há uma interação entre os funcionários, não há um clima amistoso e cordial. O que existe é uma alta rigidez profissional que inibe até alguns dos sentimentos típicos do ser humano.
Dentre esses tipos de culturas pode haver divergências quanto à essência do estilo de cada uma, a saber:
Cultura conservadora – É aquela que se caracteriza pela manutenção e perpetuação das tradições e costumes já existentes nessa organização. Não há espaço para inovações. São organizações que podem se desgastar ou se tornarem obsoletas com o tempo, pois não há nenhum tipo de adaptação e/ou atualização.
Cultura