Tipos de corrosão
Corrosão em torno da solda
Causa da corrosão: Foi efetuada uma solda na viga após a pintura, o que deixou a peça expostas ao ar atmosférico
Proteção:
Polir essa região para retirar as áreas oxidadas, e após a retirada dos óxidos pintar essa região.
Foto tirada na minha casa no bairro Ana Moura em Timóteo de uma viga de aço.
Causa da corrosão: A tinta que protegia a chapa foi queimado pela solda o que expos a região a atmosfera. Proteção: Polir a área corroída e pinta-la novamente. Chapa de um portão que recebeu solda no lado inverso ao mostrado pela foto. Bairro Ana moura,
Timóteo
Corrosão por esfoliação
Causa: Este portão por ficar ao ar livre, e não recebe uma pintura nova a bastante tempo alem dessa área sempre esta sujeita a tenções.
Proteção: como essa região já esta condenada sem jeito de recuperar, devese cortar essa área e soldar uma nova e pinta-la em seguida para que não sofra corrosão novamente.
Corrosão no mesmo portão mostrado na figura anterior
Corrosão uniforme
Causa: Este tubo esta exposto a temperaturas relativamente altas e gases corrosivos , já que conduz os produtos da queima do diesel de petróleo .
Foto de parte do sistema de escapamento de uma Toyota bandeirante Ano92 feito de aço.
Solução: como esta ferrugem aparentemente já esta passivada na área externa, recomendo que lixe apenas alguns pequenos locas mas de tamanho suficiente para se fixar eletrodos de sacrifício de algum metal com potencial de redução menor que do aço.
Corrosão em placas
Causa: Este amortecedor pertence a um carro que tem o habito de circular em estradas de terra, de modo que este sempre esta em contato com poeira ou lama, acelerando o processo de corrosão já que estas impurezas auxiliam no acumulo de umidade junto ao metal e podem apresentar Phs que aumentam a taxa de corrosão.
Perfuração no amortecedor de uma
Toyota bandeirante ano 92
Proteção: Pode-se utilizar uma
tinta