Tipos de corrosão em metais
ATAQUE UNIFORME Acontece quando a superfície do material está exposta ao ar e seus poluentes. Esse tipo de corrosão tem grande importância econômica, pois é um dos casos mais frequentes, em razão do extensivo uso de metais em estruturas expostas tais como: edifícios, pontes, automóveis, navios, plantas químicas, aeronaves, etc.
CORROSÃO GALVÂNICA
Ocorre quando dois metais ou ligas com composições diferentes são acoplados eletricamente enquanto são expostos a um eletrolito. O metal menos nobre, ou mais reativo, vai ser corroído devido a diferença de potencial de corrosão, sendo o outro protegido. Por esse motivo é utilizado como metal de sacrifício em cascos de navios,plataformas,marítimas,guindastes,etc. CORROSÃO EM FRESTAS
Ocorre como consequência de diferenças de concentração dos íons ou dos gases dissolvidos na solução eletrolítica e entre duas regiões da mesma peça metálica . Esse tipo de corrosão acontece em frestas, que devem ser largas o suficiente para que a solução penetre, embora estreitas o suficiente para haver estagnação
CORROSÃO POR PITES
É uma forma muito localizada de ataque corrosivo, na qual pequenos buracos se formam na peça. Esse é um tipo de corrosão extremamente traiçoeiro, que não é detectado com muita frequência e acarreta uma perda pequena de material até ocorrer a falha. Um pite pode ser iniciado por um defeito superficial localizado, tal como um arranhão ou uma pequena variação na composição.
CORROSÃO INTERGRANULAR
Ocorre nos contornos do grão das ligas metálicas, podendo gerar desprendimentos de materiais devido aos grãos se soltarem. Esse tipo de corrosão ocorre, principalmente, em alguns aços inoxidáveis, pois quando aquecidas a temperaturas muito altas durante períodos de tempo suficientemente longos, essas ligas se tornam sensíveis ao ataque intragranular.
LIXÍVIA SELETIVA
É encontrada em ligas por solução sólida e ocorre quando um elemento ou constituinte é removido,