perfil do administrador
O Perfil do administrador incluindo conhecimento, valores, habilidade e atitudes, resultantes de um processo escolar longo e da vida em sociedade, seria então de construção complexa, a incluir elementos que – inter relacionados – produziriam um resultado final - ou perfil – considerado desejável e adequado. Para compreender essa perfil que se deseja, é preciso entender os elementos que o constituem. Vamos nos deter, em cada um desses tópicos, para melhor assimilar o seu significado e importância.
Para Japiassú (o.c., p.51), conhecimento é “a função ou ato da vida psíquica, que tem por efeito tornar um objeto presente aos sentidos ou à inteligência”. O conhecimento funciona como ponto de referencia para a compreensão dos fenômenos e como base para desenvolvimento das habilidades. Quando maior o espectro de conhecimento que uma pessoa possui, maior também de torna a quantidade de fenômeno que ela é capaz de interpretar. Esta visão de conhecimento, na vida social, assume papel relevante, no sentido de funcionar como forma de posicionar o individuo na escala social. Da mesma forma, o acesso de informações conservadas e entendidas por uma cultura ou por um poço determinarão sua posição relativa no concerto das nações.
O perfil do administrador deve “mostrar” o que ele é capaz de fazer tanto nas organizações, quanto na vida em sociedade. Assim, emergem desde de cedo, ao se contemplar o seu perfil, a questão dos valores. Os valores, entendidos como um conjunto de princípios que uma pessoa deve observar, são fundamentais no sentido de indicar que as ações humanas necessitam ter em vista certos fins, quais sejam, os de dignificar a pessoa humana, não trazer-lhe dano físico ou psicológico e contribuir de forma efetiva e consiste para q progressiva elevação de sua condição humana e espiritual. Um administrador engenhoso, decidido, inteligente, mais que no ambiente das organizações se presta a fraude e a mentira, e que acaba praticando atos que não