corrosão
1.1. HISTÓRICO DA ELETROQUÍMICA
O desenvolvimento dos conceitos da eletroquímica e da corrosão se confundem, pois a corrosão começou a ser estudada e entendida pelos mesmos cientistas que participaram do desenvolvimento da eletroquímica.
Uma revisão sucinta do início do estudo da eletroquímica pode ser resumida pelas datas a seguir:
1788 - Austim, observou que a água pura, após algum tempo de contato com um pedaço de ferro, tende a ficar alcalina. Explicação conhecida tempos depois: O consumo dos íons hidrogênio por reações eletroquímicas que ocorrem na interface metal/solução provoca uma elevação do pH da água.
1800 - Nicholson e Carlishe, estabeleceram uma relação entre as reações químicas e os fenômenos elétricos, através da construção de uma célula eletrolítica como a mostrada no esquema da figura 1, onde dois eletrodos de platina (metal inerte) são parcialmente mergulhados em água natural (não tratada). Essa experiência levou-os a seguinte conclusão final: Quando a água é colocada num circuito de condutores elétricos, em contato com dois eletrodos, se a energia for suficiente para oxidar um dos eletrodos no outro ocorrerá desprendimento de hidrogênio molecular.
FIGURA 1- Célula eletroquímica similar a usada por Nicholson e Carlishe
A tabela 1 resume as principais constatações da experiência representada acima.
OBSERVAÇÃO
EXPLICAÇÃO
CONCLUSÃO
1. BORBULHAMENTO AO REDOR DE UM DOS ELETRODOS.
NA INTERFACE ELETRODO / SOLUÇÃO OCORRE UMA REAÇÃO ELETROQUÍMICA DE REDUÇÃO DO H+ A SUA FORMA MOLECULAR H2, QUE EVOLUI NA FORMA DE GÁS.
COMO A REAÇÃO SÓ OCORRE QUANDO SE FECHA O CIRCUITO DA CÉLULA - A CORRENTE ELÉTRICA É QUEM PROVOCA A REAÇÃO.
2. AS DUAS LÂMPADAS SE ACENDEM
A CORRENTE ELÉTRICA ESTÁ PASSANDO DE UM ELETRODO DE PLATINA PARA O OUTRO ATRAVÉS DA ÁGUA.
A ÁGUA CONDUZ A CORRENTE ELÉTRICA.
Tabela 1 -