TIPOS DE COMERCIO
Para satisfazer as necessidades, não basta que um bem seja produzido, é necessário que chegue aos consumidores, de forma cômoda e em quantidades certas. O comércio é uma das atividades que compõe a distribuição correspondendo apenas á fase em que se estabelece a troca de bens. É o conjunto de todas as entidades singulares ou coletiva, que, através de múltiplas transações comerciai se diferentes operações logísticas, que vão desde a fase de produção até á de consumo, nas condições mais convenientes a satisfazer as necessidades dos consumidores. Comércio Grossista: quando o grossista contacta directamente com o produtor e reúne, por vezes produções que se encontram dispersas. Comércio retalhista: quando o retalhista adquire os produtos junto do grossista, oferecendo-o aos consumidores nos locais e nas quantidades que eles necessitam. O retalhista contato com o consumidor final.
São as etapas percorridas pelos bens ou serviços, através de diversos agentes econômicos com diferentes funções, desde o seu lugar de produção até serem colocados á disposição do consumidor. Estes são caracterizados pela sua extensão.
Circuito ultracurto: quando o produtor oferece diretamente os seus produtos aos consumidores.
Circuito curto: quando o numero de intermediários entre produtor e o consumidor se reduz apenas ao retalhista, assumindo neste caso o produtor em função de grossista.
Circuito longo: quando intervêm dois ou mais intermediários desempenhando diferentes funções que estabeleçam ligações entre o produtor e o consumidor.
O comércio retalhista, de forma a obter melhores resultados, organiza-se de várias formas: -
Comércio independente - Comércio integrado - Comércio associado.
Comércio independente: Constituído por empresas familiares, de dimensões relativamente pequenas, onde empregam um reduzido numero de trabalhadores, operam normalmente num único ponto de venda.
Comércio Associado: Compreende empresas que mantêm a sua independência