ATPS qUIMICA
Alunos: RA:
Etapa 1
1.1) Passo1
Acessar as informações sobre o alumínio.
1.2) Passo2
Observar a imagem abaixo:
Figura 1: Fluxo de Produção do Alumínio
1.3) Passo3
Identificar quais as principais características físico-químicas do alumínio.
Ponto de fusão: O alumínio possui ponto de fusão de 660°C, o que é relativamente baixo comparado ao do aço, que é da ordem de 1570°C
Peso específico: A leveza é uma das principais características do alumínio. Seu peso específico é de cerca de 2,70 g/cm3, aproximadamente 5% do peso do aço e 30% do peso do cobre.
Resistência à corrosão: O alumínio possui uma fina e invisível camada de óxido, a qual protege o metal de oxidações posteriores. Essa característica de autoproteção dá ao alumínio uma elevada resistência à corrosão.
Condutibilidade elétrica: O alumínio puro possui condutividade elétrica de 62% da IACS (Internacional Annealed Copper Standard), a qual associada à sua baixa densidade significa que um condutor de alumínio pode conduzir tanta corrente quanto um condutor de cobre que é duas vezes mais pesado e proporcionalmente mais caro.
Condutibilidade térmica: O alumínio possui condutibilidade térmica 4,5 vezes maiores que a do aço.
Refletividade: O alumínio tem uma refletividade acima de 80%, a qual permite ampla utilização em luminárias.
Propriedade antimagnética: Por não ser magnético, o alumínio é frequentemente utilizado como proteção em equipamentos eletrônicos. Além disso, o metal não produz faíscas, o que é uma característica muito importante para garantir sua utilização na estocagem de substâncias inflamáveis ou explosivas, bem como em caminhões-tanque de transporte de combustíveis.
Característica de barreira: O alumínio é um importante elemento de barreira à luz, é