Tipos de cimento
O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. Na sua produção usa-se a moagem do clínquer (nódulos de 5 a 25 mm) e com uma ou mais formas de sulfato de cálcio. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra.
TIPOS DE CIMENTO
Cimento Portland Comum (CP I)
É um tipo de cimento portland sem quaisquer adições além do gesso e é utilizado como retardador da pega.
CPI S - Pode ter de 1 a 5% de escória Aplicações: É usado em serviços de construção em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do cimento.
Cimento Portland Composto (CP II)
É modificado com adições (CP II-Z, CP II-E e CP II-F ). Aplicações: Recomendado para obras correntes de engenharia civil : argamassa, concretos (simples, armado e protendido), elementos prémoldados e artefatos de cimento.
Cimento Portland de Alto Forno – (CP III)
Obtido a partir da moagem do clínquer e escória granulada de alto forno.
Em obras de concreto-massa: como barragens, peças de grandes dimensões, fundações de máquinas, pilares. Em obras em ambientes agressivos, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais. Concretos com agregados reativos, pilares de pontes ou obras submersas, pavimentação de estradas e pistas de aeroportos.
Cimento Portland Pozolânico – CP IV Emprega de 15% a 50% de material pozolânico. Desenvolvimento da resistência com a idade. Aplicações: É especialmente indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos menor permeabilidade.
Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
Cimento de alta resistência inicial. Tem elevada finura e elevado calor de hidratação. Aplicações: Em blocos para alvenaria, blocos para pavimentação, tubos, lajes, meio-fio...
Cimento Portland Branco
Coloração obtida com a